segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O interesse pelo Universo e, principalmente, pela sua origem faz parte da história humana, grandes pensadores e estudiosos observavam atentamente o céu com o objetivo de buscar entender os seus mistérios.
Big Bang
Desde os primórdios da civilização até os dias atuais surgiram inúmeras explicações e teorias para essa questão, no entanto, nenhuma consegue apresentar respostas conclusivas.

Mesmo com a existência de um arsenal tecnológico que fornece importantes informações para os estudos e pesquisas astrofísicas, ainda não se alcançou resultados precisos em relação à formação do Universo. Diante dessa incógnita, a explicação mais razoável para esse processo é a teoria do Big Bang - nome dado à teoria que tenta explicar o surgimento do Universo; perante a classe científica, é a mais aceita.

Essa teoria foi constituída por um grupo de astrônomos e físicos na primeira metade do século XX. De acordo com a teoria do Big Bang, há cerca de 15 bilhões de anos o Universo teria se formado a partir de uma gigantesca explosão. Antes desse processo, toda matéria e energia se encontravam concentradas como uma quente e densa esfera, constituída por hélio e hidrogênio. Desse modo, com a suposta explosão, a energia liberada expandiu as matérias e formou o Universo.

Essas informações estão pautadas na teoria do Big Bang, contestada por muitos, uma vez que não é capaz de explicar o motivo da repentina explosão.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola http://monsterrebellion.files.wordpress.com/2009/06/big_bang.jpghttp://www.slipstersblog.com/wp-content/uploads/2008/09/big_bang_2_3_2.jpg

Em cosmologia, Big Bang é a teoria científica que defende surgimento do universo a partir de um estado extremamente denso e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos,já que toda a matéria e energia estariam comprimidas em um único ponto. Ela baseia-se em diversas observações que indicam que o universo está em expansão de acordo com um modelo Friedmann-Robertson-Walker baseado na teoria da Relatividade Geral, dentre as quais a mais tradicional e importante é relação entre os redshifts e distâncias de objetos longínquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicação do princípio cosmológico.

Em um sentido mais estrito, o termo "Big Bang" designa a fase densa e quente pela qual passou o universo. Essa fase marcante, de início da expansão comparada a uma explosão, foi assim chamada pela primeira vez, de maneira desdenhosa, pelo físico inglês Fred Hoyle no programa "The Nature of Things" da rádio BBC. Hoyle, proponente do modelo (hoje abandonado) do universo estacionário, ridicularizava.

Apesar de sua origem, a expressão"Big Bang" acabou perdendo sua conotação pejorativa e irônica para tornar-se o nome científico da época densa e quente pela qual passou o universo.

http://terra.gg.utah.edu/images/terra.jpg"O homem não teceu a teia da vida, ele é dela apenas um fio, o que fizer á teia estará fazendo a

si mesmo."

( Capra, 1994)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaBGMvacV5NrAL0dpDP9T__0gN7AvEugWi96qT4OclfAMUq6ebCCE8-qfY9tK3ltAI4r4nxQsR3cmcJbILqVgic9OtJQLCaoiBvZhxqXnC1yWnOCKn2KDjNywjF8XYbixa9dRnjooKFRts/s400/lobos.bmp


Um comentário:

  1. Olá professora!
    Parabéns, está show seu Blog. Espero desenvolva aulas e assim possamos fazer valer nosso BLOGQUEST.
    Abraços
    Dalva profª do Lab. Informática.

    ResponderExcluir